Desodorante causa câncer?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Usar desodorante causa câncer?

Essa é uma dúvida que passa na cabeça de muito gente, afinal é um assunto delicado, estamos falando do nosso corpo e de um produto de uso diário.

Apesar de muito se falar, nenhum estudo comprova que o câncer está associado ao uso de desodorantes com sais de alumínio.

Inclusive o Jounal of Molecular Bichomistry  publicou um estudo sobre isso. Você pode ler a matéria neste link

 

Como o desodorante age?

O Alumínio é o princípio ativo mais utilizado nas fórmulas dos desodorantes, ele está presente no Cloridrato de Alumínio, Sesquicloridrato, Cloreto, Alúmen de Potássio, entre outros.

Esses ativos reagem com o suor e com as proteínas da pele formando uma “película” que bloqueia os poros e são capazes de inibir o crescimento das bactérias na pele.

Alumínio faz mal?

A maior preocupação em relação ao Alumínio é quantidade absorvida pelo nosso corpo.

Por isso existe a associação que o desodorante causa câncer.

Porém ao passar o desodorante essa quantidade fica em torno de 0,012%, para efeito de comparação, existem alguns alimentos (cozidos em panela de Alumínio) e líquidos em lata de bebida que a quantidade é bem maior em torno de 0,1% e mesmo assim a quantidade é considerada insignificante segundo FAO (Organização das nações unidas para agricultura e alimentação)

 

Desodorantes sem Sais de Alumínio

Existem algumas fórmulas que usam outros tipos de ativos como bicarbonato de sódio, alúmen de potássio (apesar de ser um sal de alumínio), triclosan (esse sim é perigoso ⚠️), sorbato de potássio, entre outros.

Mas deve-se ficar atento pois alguns ativos podem ser muito mais perigosos a saúde como o Triclosan, que foi banido pelo FDA (Food and Drug Administration) nos EUA e Europa.

Pois com a exposição prolongada a este ativo, o mesmo desregula o sistema de defesa do corpo e tende a favorecer o surgimento de micro organismos mais fortes.

Manchas escuras nas axilas

Você sabia que as manchas escuras não são causadas por desodorante?

Muita das vezes pode ser fruto das depilações ou simplesmente a fricção da pele fazendo com que ela produza mais melanina o que cria uma cor escurecida e desigual.

A melanina é um pigmento que apresenta normalmente coloração marrom e sua função é proteger o DNA contra ações nocivas.

Faça escolhas conscientes e saudáveis para o seu corpo, procure sempre ler a composição dos produtos que está comprando e não se deixe levar por embalagens bonitas!

Posts Recentes

Clarificante caldo de cana

Clarificante de Caldo de Cana

O Brasil é um dos maiores produtores de cana de açúcar no mundo e por conta disso, o setor sucroalcooleiro é extremante forte. Só no